10 de julho de 2010

Escola...


SOLDADOS

Ah, a escola! Aquela megera me suga. Minha cabeça leve - e aliás, já formada - quando passa por lá... Que peso! quase paro de tanta memória que chega sem avisar.

Primeiro só vem a lembrança dos soldados nada leais, uniformizados por vontade sincera - dos pais, é claro. Depois eles entram em ação, com toda informal postura, principalmente nas segundas! é aquele sono que se mistura com euforia de contar as novidades do final de semana.

Depois... aula! Não lembro de professores... porém lembro - e muito bem - de inúmeros papéis que passeavam felizes e fofoqueiros pela sala. E enfim, o cheiro de pipoca da Tia Zefa que avisava nossos ansiosos corações que logo sorriríamos com o sinal do momento de nosso paraíso de quinze minutos. E era lá onde eu era realmente feliz, não havia o marasmo da entrada, nem a pressa da saída, havia repouso e conforto. Confissões, brincadeiras, desabafos, nada longo pra ser cansativo, nada tão resumido, tudo tendo sua medida exata do 1/4 de hora.

Último período! Que saco! Eu já queria estar em casa... Mas lá estava o professor falando para uma turma que doava olhares: para os relógios, celulares, para o teto e paredes. E alguns, voltados a ele, incomodavam ainda mais, o olhando como se não estivesse lá. Ele era apenas um ponto de repouso dos olhos para que a mente pudesse viajar.

E viajávamos até o último sinal, esse de liberdade, que avisava que o dia depois iria apenas começar. E de segunda à sexta o mesmo ritual. Tanta vivência, e, concomitantemente, tanto a viver. Nós, crianças, tão adultos.

12/07/10

6 comentários:

  1. excelente a forma como traduziu "a escola". na verdade é uma mistura de tudo um pouco aquele momento que passamos "trancafiados" dentro do prédio.
    show de bola.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  2. concordo com o fabiano .. mt bom essa sua visão desse periodo. descreveu mt bem .. parabéns !

    ResponderExcluir
  3. bastante pessoal, e não sei muito bem como opinar...mas não posso negar que vc escreve bem!

    ResponderExcluir
  4. vejo como uma opinão. Eu levo estudos sempre muito a sério, e essa visão q vc colocou(poética) são de pessoas q geralmente estão na media da sociedade, vão p facul e permanecem assim, p se conseguir mais do q a vida tem p oferecer tem q se ter disciplina e n tratar os estudos com bagunça etc, pode parecer q seja velho, mas n sou é minha educação familiar, sempre com dedicação aos estudos como para com um tesouro. n é uma liçao de moral tá... achei realmente q foi sensivelmente poético seu texto, colocou um momento em texto muito bem!!!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso post!
    Criativo e de uma sagacidade invejável!
    Belo trabalho!
    ;D

    ResponderExcluir
  6. Puta que pariu, Bibi!
    Tu escreve bem pra cacete! Doava olhares foi boa iaushaiushaishu Tudo foi foda! Mas não acredito que tu não prestava atenção na aula uashaushausahsu ;p cdf do jeito q é!

    Bj bjooo paixão!

    ResponderExcluir